1-Definição de recepção

A recepção é um departamento de extrema importância no sector da hotelaria, está localizada no lobby do hotel, isto é uma área ampla de entrada pública que permite aos hóspedes acesso a todos os serviços do estabelecimento, como por exemplo: quartos, restaurantes, bares, lojas e além disso pode funcionar como sala de espera e de leitura.
Sendo o primeiro departamento em contacto com o hóspede, a recepção é o ponto de contacto entre o cliente e qualquer outra área ou sector do hotel. É na recepção que se regista os hóspedes, entregam e recebem as chaves, que se trata da correspondência e recados e se obtém informações. É um local de total confiança, onde se depositam valores e se pagam as contas.
O número de funcionários que trabalha neste departamento varia consoante a dimensão do estabelecimento, a categoria e a sua organização. Esta organização pode incidir em duas influências: Europeia e a Americana.
De uma forma resumida, a influência Europeia é conhecida pelos seus costumes clássicos, estabelecimento com instalações extremamente luxuosas e com especialistas no serviço personalizado.
A influência Americana incide na simplicidade e organização, os estabelecimentos são de uma maneira geral, simples e apresentam um menor número de pessoal.