2- Rotinas do Recepcionista

O recepcionista tem a seu cargo determinadas funções com alguma responsabilidade:

• Ao iniciar o seu turno deve verificar o rack dos quartos e a sua disponibilidade.

• Receber hóspedes individuais e em grupos, também hóspedes com reserva ou sem reserva.

• Registar o hóspede em ficha individual.

• Controlar os vouchers .

• Verificar a reserva.

• Efectuar Check-in.

• Destinar quarto.

• Controlar chamadas telefónicas realizadas.

• Guardar, entregar e receber as chaves.

• Efectuar Check-out .

• O recepcionista deve ter também a preocupação de manter o seu local de trabalho limpo, arrumado e organizado, deve realizar estas tarefas nas horas que tenham menos movimento.

O recepcionista também tem a seu cargo determinadas funções que realiza periodicamente, destaco estas:

A realização de estatísticas, que se realiza mensalmente, permite verificar evolução que o estabelecimento sofre de ano após ano. Assim o estabelecimento
pode decidir se deverá aumentar a sua capacidade de ocupação, se deve apostar numa nova campanha publicitária e se deve manter ou aplicar novos preços.

As reclamações, nem sempre conseguimos manter o cliente satisfeito e, por vezes, por alguma falha nos serviços, o hóspede acaba por reclamar.
Recepcionista é que tem que resolver estas situações especiais, apesar das reclamações serem indesejadas, mas só assim o estabelecimento pode saber o que está mal com a finalidade de melhorar os seus serviços.

A realização do inventário, é a gestão de todos os produtos que estão no estabelecimento permitindo assim um maior controlo.
O recepcionista periodicamente realiza um inventário sobre o material existente no seu local de trabalho.