3-Perfil do recepcionista

A recepção é o departamento que tem o maior contacto com os hóspedes, esse contacto prolonga-se desde da pré-reserva até ao check-out, assim a imagem que o pessoal da recepção mostra aos hóspedes será extremamente importante para uma boa imagem do estabelecimento.
O recepcionista deve ter em conta várias qualidades pessoais, para um melhor desempenho no seu dia-a-dia. São elas:

Disposição para servir, isto é, o recepcionista deve gostar do que faz, só assim poderá satisfazer todas as necessidades dos hóspedes, fazendo com que estes se sintam bem.

Organizado, o recepcionista deve manter o seu local de trabalho limpo, arrumado e muito bem organizado.

Prudente e adaptável, o recepcionista, ao trabalhar no hotel, estará exposto a uma infinidade de hóspedes com variados gostos e costumes que pedirão serviços de diversas maneiras, mas o profissional da recepção tem de estar preparado para todas as situações e optar sempre pelo caminho mais correcto.

Simpatia e delicadeza, o recepcionista tem, muita das vezes, de controlar as suas emoções, só assim poderá realizar um atendimento agradável perante o hóspede.

Honesto e responsável, estas qualidades são fundamentais para um bom desempenho como profissional da recepção. Além de gostar do que faz, tem que ser cumpridor, pois é depositada uma grande confiança no recepcionista, tem que procurar trabalhar em equipa, só assim conseguirá ter sucesso.

Dedicado, deve ajudar os colegas sempre quando é necessário e dar o melhor de si para superar os objectivos.

Respeitador o recepcionista, além de controlar as suas emoções terá de mostrar respeito pelos hóspedes das mais variadas raças, religiões, costumes e ideologias. Todos os hóspedes deverão ser tratados da mesma maneira, pois só assim se conseguirá uma boa relação entre hóspede e recepcionista.

Raciocínio rápido, o recepcionista está exposto a uma grande quantidade de decisões num curto espaço de tempo, além de raciocinar rápido, terá que escolher o caminho mais certo, a fim de agradar ao hóspede.

Exactidão nas respostas, o hóspede colocará todo o tipo de questões ao recepcionista. Este deverá ser exacto, curto e conciso na informação fornecida.

Pontualidade, esta qualidade tem que fazer parte da personalidade do recepcionista.

Seguro, o recepcionista tem que ter segurança em si e naquilo que faz.