4- Aparência

A aparência e a delicadeza do recepcionista são das qualidades mais importantes na hotelaria, interferindo no relacionamento com o hóspede (proporcionando um clima agradável de bem estar e dando boa imagem ao hotel).

Os recepcionistas, estes devem apresentar-se de forma discreta e cuidada, isto é no caso dos homens devem apresentar a barba feita, os que tenham cabelos compridos deverão apanhá-los durante o seu turno, as unhas devem estar cuidadas e arranjadas; no caso das mulheres, a maquilhagem é permitida, mas deve ser discreta; o uso de piercings, por regra, não é permitido bem como as tatuagens.

Nos estabelecimentos onde não é imposto o uso de farda, o recepcionista deverá ser prudente. Evitar cores extravagantes e vestuário desportivo, este deve apresentar-se sempre engomando. No caso das mulheres não e permitido usar decotes acentuados, saias curtas e camisas de alças. As calças de ganga são permitidas em alguns estabelecimentos. Como podem observar nas figuras 1 e 2, o recepcionista deve apresentar-se na recepção com um vestuário formal.

A higiene é também muito importante. Os recepcionistas devem apresentar-se no seu turno, tanto os homens como as mulheres, com o cabelo limpo e lavado. Além do banho o uso de desodorizante é essencial, assim como os dentes deve estar limpos e arranjados.