6- Documentação Utilizada e o seu Prenchimento

Na recepção, são utilizados vários documentos, onde se registam os hóspedes desde da reserva até ao check-out:

Documento de confirmação de reserva, é um documento que é utilizado como comprovativo de que a reserva está confirmada.

Folha de registo de hóspedes, é uma ficha individual, onde registamos o hóspede e os seus dados.

Folha do livro de registo de hóspedes, permite-nos verificar todas as entradas e saídas de hóspedes que passaram pelo estabelecimento.

Rooming List, é uma lista normalmente criada para grupos.

Rack dos quartos, é uma lista onde podemos observar todos quartos do estabelecimento, os disponíveis e os ocupados, verificação dos detalhes da estada do hóspede desde a sua chegada a sua saída, número de noites, pedidos especiais entre outros.

O recepcionista, aquando da chegada do hóspede tem que preencher vários documentos, é fundamental ter em atenção o seu preenchimento, pois um erro pode criar uma situação indesejada perante o hóspede.


Nesta parte irei demonstrar como preencher os vários documentos já referidos anteriormente:


Documento de Confirmação da Reserva





Folha Registo de Hóspedes





Registo de Hóspedes



Rooming List














      Rack dos quartos




A maioria dos estabelecimentos hoteleiros usa o rack dos quartos informatizado. O rack é um programa que ajuda o recepcionista a organizar, com mais eficácia, o controlo da entrada e saída dos hóspedes. Com a ajuda do rack, podemos ainda aceder a todos os detalhes da estada do hóspede.
O modelo abaixo apresentado foi realizado por mim como base num programa de recepção Motel Max com nomes fictícios.